Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013



Retiro Pessoal mensal
Janeiro / 2013

 
AVANÇAR SEMPRE, RETROCEDER JAMAIS!  (São Francisco de Assis)

« O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça »    Mateus 8,18-23

Vendo Jesus em torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem. Saiu-lhe ao encontro um doutor da Lei, que lhe disse: « Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. » Respondeu-lhe Jesus : « As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos ; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. » Um dos discípulos disse-lhe: « Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai. » Jesus, porém, respondeu-lhe: « Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no. (Mateus 8, 18-23)
Quando se preparava para passar para a outra margem do lago, Jesus é interpelado por dois homens que caminhavam com a multidão que o seguia. Responde-lhes num tom que se aproxima do desafio. Os dois homens que se dirigiram a ele são animados, de duas formas diferentes, pelo desejo de segui-lo.
Ao longo de todo o Evangelho, seguir Cristo parece implicar uma decisão sem retorno ; aqui, o contexto de partida, de passagem « para a outra margem », reforça ainda a sensação de urgência.

O primeiro homem que fala com Jesus é um escriba que parece pertencer já ao grupo dos discípulos e oferece-lhe a sua disponibilidade total: « Mestre, seguir-te-ei onde quer que fores ». Jesus parece colocar de imediato o seu discípulo, cheio de entusiasmo, entre a espada e a parede com estas palavras misteriosas : « As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos ; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça ».
Esta ausência de um local onde repousar não se trata de uma ordem prática, mas de uma escolha de vida.
Representa um desapego total das coisas terrenas, que não manifesta uma indiferença perante o sofrimento alheio, mas, sim, a consciência de que há « algo » que vai além da minha vida aqui.
Confrontado com o apelo exigente a seguir a Cristo por toda a sua vida, cada um é chamado a refletir sobre o que é realmente essencial e, ao mesmo tempo, a refazer a sua ordem de prioridades.

O segundo homem afirma, de igual modo, a sua disponibilidade inicial. Contudo, faz seguir a sua expressão de um « Sim, mas... », como se diminuísse a sua boa vontade ou a reconsiderasse. Na sua resposta, Jesus enfatiza o caráter urgente: segui-lo implica uma única direção, algo que é ainda mais importante do que a piedade familiar. Assim, os deveres fúnebres passam para um plano de importância inferior: o essencial é permanecer com aquele que é « o vivente » (Lucas 24,5).
Ser discípulo significa escutar o mestre. Porém, implica, sobretudo, permanecer com ele, colocar-se no seu caminho; com as respostas de Jesus, compreendemos que se trata, essencialmente, de estar constantemente em peregrinação.
Enquanto cristãos, e à imagem do próprio Jesus, devemos recordar a dimensão peregrina da nossa existência : a nossa pátria não pertence ao mundo, uma intuição que estava já presente nos primeiros tempos do Cristianismo, na Epístola a Gineto : os cristãos são a « alma do mundo », « moram na terra mas são regidos pelo Céu » (V, 9).

AVANÇAR SEMPRE, RETROCEDER JAMAIS  (São Francisco de Assis)

Não retroceda jamais ( Hb 10,38-39)
Diversas situações acontecem no nosso dia a dia para nos roubar a fé, para nos paralisar, para nos tirar do propósito de Deus, mas é neste momento que nós, estando fortalecidos em Deus, iremos rejeitar os planos que o inimigo arquitetou contra a nossa vida, assumindo a nossa posição como servos de Deus.
Tenho visto tantas pessoas retrocederem no caminho iniciado por motivos as vezes inaceitáveis , por pouco deixam tudo , o ministério , a consagração, enfim voltam atrás.
São muitas vozes que surgem para nos tirar do propósito de Deus, para nos tentar, nos seduzir. Mas quando surgirem as tentações lembre-se que não existe tentação maior do que possamos suportar. (I Cor 10,13) Fuja das tentações. Não fique brincando com as tentações. Porque José fugiu da mulher de Potifar ? Porque com tentação não se brinca.
Não podemos jogar fora tudo o que Jesus já fez por nós, como se fosse algo sem valor. Não podemos trocar vestes de justiça, de santidade, por vestes imundas.
Querido, é possível viver uma vida vitoriosa, é possível vencer o pecado, vencer as coisas deste mundo, se você estiver em Deus, se alimentando de Deus, orando e vigiando. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” ( I Jo 5,4)
Mesmo que o mar parecer agitado, mesmo que tudo parecer contrário, não retroceda, não volte atrás, não desista do que Deus tem para sua vida.
“Nunca, jamais, desanimeis, embora venham ventos contrários.” (Santa Madre Paulina).
“Quantas provas de amor nos dá o Senhor; sinto-me como no céu de contentamento.” (Santa Madre Paulina).
As vezes queremos conforto espiritual, um mar de tranqüilidade, mas a verdade é que existem épocas de tribulações em nossa vida cristã.
O próprio Jesus disse: “nesse mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” (Jo 16,33) Temos que compreender que as dificuldades, as provações tem um objetivo: o nosso aperfeiçoamento.
São estes momentos que nos farão ser pessoas melhores, e nos prepararão para algo grandioso que Deus quer fazer em nossa vida, por isso temos que responder de forma positiva e não com murmurações. “... as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” ( Rm 8,18)

CONVICÇÃO ( Rm 4,18-21)
            
Ter convicção é ter plena certeza, é não deixar pairar a duvida. O pai da fé caminhava plenamente convicto de que o Deus que servia era poderoso para cumprir o que havia prometido. Temos que ter convicção que Deus nos ama e que Ele é fiel para cumprir as suas promessas.
Às vezes o diabo vem soprar em nossos ouvidos que nós somos falhos e não somos amados, que Deus não se importa conosco, que as pessoas não se importam conosco, e o pior é que muitos dão crédito as mentiras do inimigo.
 O fato de passarmos por lutas e dificuldades não significa que Deus não nos ama. Temos que ter a convicção de que Ele nos ama, acreditar que Ele acredita em nós, ter a convicção que Ele é fiel, que suas promessas vão se cumprir em nossa vida.
Pois se não tivermos convicção disso, se deixarmos nosso coração ser dominado pela dúvida, pela incredulidade não alcançaremos as respostas favoráveis de Deus. Porque Deus só reage a fé, a Palavra nos diz que “a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.”

PERSEVERANÇA  ( Hb 10,36)

 Perseverança é firmeza, constância, persistência. Existem muitos cristãos que parecem uma montanha russa. São instáveis. Tem o coração dividido. Não conseguem perseverar nos propósitos com Deus. A perseverança é uma forte característica de um vencedor. Todos que obtiveram grandes conquistas em sua vida foi porque perseveraram no propósito que tinham estabelecido no seu coração.
Não existe vitória se não houver perseverança. Se você está fazendo a vontade de Deus e ainda não alcançou a sua promessa, entenda que desistir é abortar o sonho, mas perseverar é avançar rumo a realização deste sonho.
Temos que aprender a honrar o tempo de Deus.
Quer alcançar a promessa? Persevere, insista. Coloque seus motivos de oração diante de Deus, e seja insistente, se a resposta não veio em uma semana, em um mês, em um ano, não desista, continue persistindo, “pois todo que pede recebe e todo que busca encontra.”

PAIXÃO.  ( Ap. 2,4)

 Essa paixão que quero falar, não é aquela carnal que vem sobre as pessoas e que tem duração limitada. Essa paixão a que me refiro é o chamado ‘primeiro amor’, um amor que deve arder continuamente em nosso coração pelo nosso Amado Noivo, uma paixão que nos leva a desejar ardentemente realizar as suas vontades, os seus desejos.
A palavra diz que a Igreja é a noiva. Porque a noiva? Noiva é aquela que está prestes a se casar, que está apaixonada, que sempre procura estar com as melhores vestes, limpa, perfumada, adornada, e que faz de tudo para estar pertinho do noivo, para escutar a voz dele, para conversar com ele.
Você é a noiva de Jesus, a Igreja amada, que deve ansiar pela presença do Noivo, que deve amar estar em Sua presença, sempre se apresentando diante dEle com vestes brancas, valorizando cada momento da sua vida para declarar seu amor por Ele, seja com palavras ou com atitudes.
Qual é o maior desejo do Noivo? Que sejamos instrumentos para manifestar a glória DELE nesta terra, que nosso coração venha arder, venha queimar de amor pelos perdidos.
Talvez você não esteja mais vivendo esse primeiro amor, ele esfriou por diversas circunstâncias, mas o Senhor quer acender novamente essa chama em seu coração para que você seja um homem, uma mulher apaixonado por Jesus.
Porque Jesus virá buscar uma noiva apaixonada, uma noiva que mantém a sua chama acesa.

Para Rezar:

1.      Coloque-se diante de você mesmo e procure questionar-se a luz do espírito Santo:

  • Há lugar, na minha vida, para responder a um apelo vindo de Cristo?
  • Com que homem da passagem de Mateus me identifico mais?
  •  O que significa ler no Evangelho que Jesus não tem « onde repousar a cabeça?

2. Em atitude de oração reze reavaliando sua vida:

  •  Você é uma pessoa que vive como filho de Deus ou como o mundo que não conhece a Deus?

3. Tome o texto acima e procure fazer uma Lectio Divina: Mateus 8,18-23

4. O que você tem percebido na sua vida como sinal de Deus através do Espírito Santo?

5. Reze com o seguinte pensamento: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível. Se você quer avançar para o infinito, explore o finito em todas as direções.”. (São Francisco de Assis)

6. Agora pare e medite sobre estes pontos para você, revendo sua historia de salvação pessoal e fazendo um itinerário espiritual:

A Igreja de Cristo Jesus é comparada a uma noiva que espera ser desposada no dia e hora certos. Ela tem pontos identificatórios com as noivas da terra e pontos discordes.

A – INDENTIFICAÇÕES DA IGREJA COM A NOIVA HUMANA, TERREAL:

1 – A noiva tem um compromisso sério.  A Igreja também.
2 – A noiva anela por seu noivo.              A Igreja igualmente.
3 – A noiva vive um clima de ansiedade.  Assim a Igreja vive um segundo advento-espera.
4 – A noiva se prepara devidamente.        A Igreja é adornada  pelo amigo do Noivo (O Espírito Santo).
5 – A noiva diz a todos sobre seu dia principal. A Igreja prega-anuncia e testemunha.

Conclusão: Paulo escreveu: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. II Cor 11, 2.
A Igreja diz “Volta amado meu!” Ct 2, 17;  A esposa diz: Vem. Ap 22, 17.

Bom Retiro +
Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário