Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Retiro Pessoal Mensal



Agosto/2012


Habitar no jardim de Deus


    “Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o Senhor, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei . Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água. Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo, para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do Senhor que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou”.
(Isaías 41,17-20)

Os pobres e os necessitados que buscam água são os Israelitas, deportados para a Babilônia. Para regressarem ao seu país, espera-os um caminho difícil através do deserto. Deus assegura-lhes a sua presença: «Eu não os abandonarei».

Mas, como os ajuda? No capítulo precedente, diz-se que Deus mandou preparar um caminho no deserto e que dá forças aos fracos. Aqui, o profeta anuncia algo ainda mais espantoso: Deus transformará o deserto num oásis para que os deportados regressem com alegria, sem penas.

Fazer brotar rios e plantar árvores é o que Deus gosta de fazer desde que semeou um jardim no Éden, o paraíso dos quatro rios (Gênesis 2). Desta vez, abre fontes e planta sete espécies de árvores, com a oliveira, a árvore mais nobre, em quarto lugar, no centro da enumeração.

Deus deseja que toda gente veja este novo paraíso. Se tantas fontes tivessem jorrado milagrosamente e se as árvores tivessem crescido ao longo do caminho dos Israelitas – se elas próprias «tivessem aplaudido» quando eles passaram, como se diz mais tarde (Isaías 55, 12) – deveríamos encontrar alguma notícia sobre isso nos livros de história.

A poesia destes versículos exige uma interpretação menos rígida, mais fina. O ponto mais importante encontra-se na conclusão que diz que tudo aquilo «foi criado» por Deus. Deus salva o seu povo quando cria. E o inverso é também verdadeiro: Deus cria com vista à salvação. «Todas as criaturas têm em si a salvação» (Sabedoria 1, 14).

O deserto que Deus transforma em oásis não é apenas o deserto entre a Babilônia e Jerusalém, mas toda a terra dos homens.
Todos são convidados a compreender que a beleza benfazeja da nossa terra é bem mais do que um cenário, que ela resulta da bondade de Deus.
A salvação não está em fugir, em sair do mundo. O jardim de Deus é para ser habitado por nós, como pobres cuja fome é saciada.
Nossa vida deve ser como um jardim. Diariamente precisamos adubar com a palavra de Deus, regar com oração e podar o que não nos edifica. Para que nossa  vida se torne um belo e perfumado jardim onde as pessoas a nossa volta admirem e tenham o prazer de estar.

“Cultivando o Jardim de Deus”

Como é admirável a habilidade de um bom jardineiro! Seu trabalho exaustivo nem sempre é levado em consideração por todas as pessoas.
São dedicadas horas e horas do jardineiro, preparando a terra, limpando a erva daninha, molhando, arrancando folhas secas e mortas. E quando tudo parece pronto e bonito, aparece alguém com mãos maldosas que arrancam as flores ou pés que sobem no canteiro, pisoteando e destruindo todo trabalho e beleza.
Um jardineiro fez caprichosamente o preparo de seu canteiro.
Semeou uma única espécie de semente de flores. Tudo parecia muito bem. Mas, numa determinada área, algumas sementes não brotaram. Isto deixava ali um clarão no verde do canteiro.
Experiente e criativo, o jardineiro colocou ali um outro tipo de planta com uma tonalidade diferente de verde. Em princípio ele queria apenas preencher o vazio das sementes não brotadas. E aquele plantio deu uma nova beleza ao jardim.
Quando vemos este exemplo da vida rotineira do jardineiro, podemos nos lembrar de uma história que JESUS contou para ensinar às pessoas a importância do jardim que ELE está plantando no mundo para DEUS.
Neste jardim há muitas ervas daninhas. Há espaços cujas sementes brotam com vigor. E há espaços onde há clarões, onde a semente que ELE lança, não germina. A terra, que é a nossa vida, oferece oportunidade para deixar crescer boas sementes ou más sementes.
E o que mais vejo nas vidas humanas é um grande clarão. Há buracos nestes canteiros. E estou certo de que isto não é por incompetência do jardineiro que é JESUS.

Há muitas pessoas não ocupando o seu lugar no jardim de DEUS. Há muita gente sufocando a semente da Palavra de Deus em suas vidas, não a deixando germinar, crescer e florescer com o odor do amor Divino. E estou falando de pessoas que até nasceram em lares cristãos. Em lares onde se fala em DEUS. Em lares onde pessoas foram batizadas.

Na história que JESUS contou, ELE disse que os mensageiros de um rei foram encarregados de convidar pessoas para um jantar com ele. Mas ninguém queria vir. Cada um tinha sua própria desculpa. Então ele disse: - "Então vá às estradas e aos caminhos e force os que encontrar ali a virem, para que a minha casa fique cheia. Pois eu afirmo que nenhum dos que foram convidados primeiro provará o meu jantar."
(Lucas 14,23-24)

Isto é como se dissesse:-" Vai aos que não nasceram em lares cristãos, aos que nem foram batizados, diga-lhes que estou lhes oferecendo uma oportunidade de jantarem comigo." É como se disse: - " Vai ao campo, transplante as flores de beira de estrada para o lugar do espaço vago no canteiro de meu jardim.

Enquanto vivermos, há um convite para ocuparmos um lugar no plano de Deus. O convite é amplo e pode ser uma oportunidade única a cada um para ocupar o seu lugar, o seu espaço, no jardim de Deus. CRISTO é o nosso jardineiro.
Ele quer preparar a terra, o nosso coração. Ele quer semear a boa semente, a Palavra de Deus. Ele quer que deixemos esta semente germinar, crescer e dar as flores com o perfume do amor Divino. Aceitemos seu trabalho em nossa vida e o mundo ficará melhor.


Existem quatro pontos que devemos observar para cultivarmos o Jardim de Deus:

1º Amar a Deus e o seu jardim (Igreja) (não apenas ser um expectador).

2º Colocar a disposição de Deus suas habilidades.

3º Organizar o seu tempo.

4º Não fazer para homens e sim para Deus. O Jardim é de Deus.

As nossas atitudes não devem ser movidas por reações emocionais geradas por terceiros, mas por princípios divinos.

SEGREDO DA REAL PRODUTIVIDADE - Gálatas 6,7-8

O menino estava empolgado com o que ouvira da professora. Ela havia motivado seus alunos a fazer uma pequena horta caseira. Ele queria plantar alguma coisa. Seu pai comprou-lhe um pacote de sementes de cenouras. Juntos fizeram um canteiro e obedecendo as instruções do pacote de sementes, fizeram a semeadura.

Quando surgiram os primeiros brotos, o menino ficou muito feliz. Então o pai lhe explicou que era necessário desbastar para ter cenouras maiores. Foi um sofrimento para pai e filho, destruir algumas plantas para que outras produzissem melhor. Se não fizessem isso, teriam apenas cenouras franzinas e uma produção limitada.

Assim parece ser a nossa vida. Ela se parece com um canteiro onde se deve semear boa semente e que produza muito. Neste canteiro nascem muitas ervas daninhas e que não foram plantadas, como a inveja, o rancor, a vingança e outras pragas desta "lavoura".

Mas, não são apenas as coisas más e daninhas que prejudicam a vida, que esgotam nossas forças e impedem que cresçamos como Deus deseja e seu jardim.

O excesso de coisas boas pode também impedir produções melhores e maiores.
Num mundo tão competitivo, é preciso aprendermos a ver o que é de fato mais lucrativo, em meio a tanta correria do dia a dia.

As Escrituras Sagradas nos contam do exemplo de pessoas que fizeram bom uso de sua fé. Pessoas que descobriram o segredo da produtividade da vida.
O segredo do estabelecimento das prioridades. Por isso nos é dito: - "...aquilo que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar o que a sua natureza humana deseja, essa mesma natureza lhe dará colheita de morte. Porém, se plantar o que agrada o Espírito de Deus, do Espírito colherá a vida eterna." (Gálatas ,7-8)

Cada vez estamos mais atrapalhados com tantas coisas que a vida moderna exige de cada um de nós. Cada vez estamos mais indecisos sobre o que brota e deve ficar e o que brota em nossa vida e precisamos arrancar.

Tudo pede uma parcela de nosso tempo e se instala em nossas agendas com tanta facilidade.
Nossa agenda nos lembra aquele canteiro de cenouras. Cada linha é uma fileira de sementes brotadas. Sementes de coisas boas que pretendemos fazer. A cada meia hora está brotando uma nova obrigação, como se fosse uma planta que tem que dar fruto e do bom.

De repente descobrimos que estamos dando apenas frutos esmirrados. Se não aprendermos a cortar, a desbastar o nosso canteiro, até mesmo nas coisas boas e bem intencionadas mas que não são prioritárias, em pouco tempo notaremos que nossa vida se torna um canteiro de frutos esmirrados.

O segredo da real produtividade é iniciar cada dia perguntando em oração: -"Senhor! Que queres que eu faça?" - Tudo que trouxer louvor e honra ao nome de Deus e puder promover a vida e beneficiar a vida do próximo, será planta que deve ser cultivada, o resto é apenas sobra e que pode ser desbastado. Deus nos conceda sabedoria e critério para agir.

Reze:
  •  Onde vejo ou reconheço Deus a trabalhar para vir em nosso auxílio?
  • Será que está sobretudo dentro de mim e dos outros ou também na criação que nos cerca: as fontes, as árvores…?
  •  Se Deus salva ao criar e se a criação é portadora de salvação, que atitude em relação às criaturas somos chamados a ter?
  • Como tenho buscado ter uma vida de qualidade como cristão desbastado o meu plantio para que meu jardim seja frutificado em boas obras?
  • Tenho estabelecido prioridades na minha vida de cristão e de homem de bem?
  • Retome a palavra de Deus com os textos abaixo e faça um momento de profunda lectio divina com os textos:
                   - João 15, 1-8
                   - João 15,15-17
                   - Gálatas ,7-8
                   - Isaías 41,17-20
                  
Santo Retiro +
Padre Emílio Carlos.
“Por causa de Cristo, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo e nele ser encontrado”. (Fil 3,1-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário