Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Retiro Pessoal

Julho


Palavra de vida e salvação.

Mateus 7,24-27

Jesus disse: «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»
(Mateus 7,24-27)

Esta parábola conclui o «Sermão da Montanha» (Mateus, capítulos 5-7), uma das partes centrais dos ensinamentos de Jesus.
Como deveremos interpretar este «sermão»? Como um ideal para nos inspirar à distância? Como um código ético? Como um conjunto de mandamentos arbitrários que devem ser cumpridos por uma razão pouco clara?
Não, a imagem utilizada é a da construção de uma casa: o objetivo do ensinamento de Cristo é conduzir-nos a fazer da nossa vida um lugar onde possamos ser nós próprios, onde possamos estar em casa, sem ter receio de que colapse repentinamente. Fala da nossa segurança definitiva.
A parábola compara dois construtores. Um dá-se ao trabalho de colocar uma fundação sólida, enquanto o outro prefere atalhos, escolhendo resultados rápidos e ignorando a base invisível, mas essencial da sua casa.
A diferença não é observável num primeiro momento, mas, inevitavelmente, surge uma situação em que uma das casas, apesar das aparências, se revela nada confiável.
 Os dois construtores representam as duas atitudes possíveis das pessoas que «escutam as palavras de Cristo»: a diferença entre os dois reside no fato de um «pôr as palavras em prática» e o outro não o fazer. É quando regemos as nossas ações pelas palavras de Cristo que encontramos uma firmeza escondida, uma segurança que não pode ser obtida de nenhuma outra forma.
Nisto, existe tanto um desafio como um encorajamento.
Como podemos nós aceitar o desafio e «pôr as palavras de Cristo em prática»?
 A melhor forma não é, certamente, tentar compreender todo o Evangelho antes de começar. Nem é permanecer preso a uma parte dos seus ensinamentos que nos parece impossível ou incompreensível e assim chegar a um impasse.
O importante é começar de forma simples, mas sem demora, com o pouco que percebemos das suas palavras, por mais pequeno que o primeiro passo possa ser.
E quando constatamos que esquecemos ou falhamos, podemos, muito simplesmente, recomeçar, «nunca desanimados porque sempre perdoados».
Cristo sabe que não compreendemos tudo e que somos frequentemente pobres nos nossos esforços para o seguir.
De fato, as primeiras palavras do Sermão da Montanha (Mateus 5,3) falam diretamente à nossa pobreza: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus». As primeiras palavras a colocar em prática é deixar que nos declare bem-aventurados.
As palavras de Cristo não são regas que devem ser aplicadas na nossa vida.
São antes uma força para construir a nossa vida interior.
Uma força que não pode ser descoberta se as entendermos como uma lei exterior nem se as compreendermos de forma abstrata; podemos, sim, perscrutar em nós onde tocam num ponto sensível, onde provocam, ainda que levemente, uma reação espontânea: «Sim, é verdade!» E, assim, permitir que essa reação sugira, mesmo que de modo muito limitado no princípio, algo que poderíamos fazer hoje.

Para Quem Iremos?
 
"Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele.
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe pois Simão Pedro: SENHOR PARA QUEM IREMOS? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA. E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus.( João 6,66-69)
Note a grande verdade que há neste texto. Aqui, muitas pessoas que seguiam a Jesus e se diziam "ser cristãs", deixaram a Jesus porque acharam duros os seus mandamentos.
Outros (as) O abandonaram talvez, porque não queriam deixar de viver uma vida vazia mergulhada no mundanismo e rudimentos carnais, e não queriam largar os prazeres da carne. Mas quando Jesus perguntou aos 12 discípulos, que andavam com Ele as 24 horas por dia, se eles também queriam ir embora e abandoná-lo, Pedro respondeu a Jesus: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." Essa é uma grande verdade que muda as nossa vidas, se a guardarmos em nossos corações. Pedro reconheceu que só Jesus Cristo tem as Palavras que nos conduzem à salvação, a vida eterna e, que só Ele tem a salvação, pois Pedro disse: Tu tens as Palavra da vida eterna.
Essa é uma verdade que muda completamente as nossas vidas, pois, a Palavra de Deus nos diz que SÓ JESUS CRISTO tem as palavras da vida eterna e só Ele, e mais nenhum outro, pode nos salvar, pois o próprio Jesus nos diz: "Ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14,6). "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4,12).
Eu não estou dizendo que você tem que praticar atos religiosos ou que precisa ter religião. Não é isso, porque só ter religião não salva ninguém. Veja os versículos bíblicos que eu coloquei acima e veja que, é Deus quem diz em Sua Palavra que, o único que salva homens e mulheres é Jesus. Também diz que Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. E também, nenhum outro homem ou mulher, por melhor que sejam (ou que tenham sido), possam salvar, porque, fora Jesus, não existe nenhum nome nos céus ou na Terra que possa nos salvar, pois Deus escolheu a Jesus para isso.
Estou te dizendo que eu, você, e todos os outros precisamos de Jesus Cristo para nos guiar e ser o nosso Salvador, porque só Ele veio da parte de Deus para nos dar vida e vida feliz com abundância. (João 10, 10).
Aceite a Jesus Cristo como seu único e exclusivo Salvador pessoal, entregando-se totalmente a Ele para que Ele, que é Fiel, te guie, te abençoe e te guarde hoje e sempre, pois Jesus é quem nos diz que o Seu ensino é de Deus e é Deus que lhe concede as Palavras que Ele deve nos anunciar. (João 7,16 e João 12,49). Essas são as Palavras que nos levam à salvação da vida eterna.
Jesus também faz a nós a seguinte promessa: "Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama, será amado de Meu pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele." (João, 14,21).
Veja bem, se você aceitar a Jesus como seu único Salvador e praticar Seus mandamentos, Ele promete Se manifestar grandemente em Sua vida.
A Bíblia Sagrada nos diz que Jesus Cristo veio desfazer as obras do diabo (I João, 3,8), dar vida em abundância (João, 10, 10),e buscar e salvar todo aquele que estava perdido. (Lucas, 19, 10).
"Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (I Timóteo 2, 5).
Veja que só Jesus está entre Deus e nós, porque somente Jesus é o Mediador e o Caminho que nos leva a Deus, e, além dele, ninguém mais salva. Tanto é verdade, que Jesus diz: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, E APRENDEI DE MIM, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mateus 11, 28 -29).

Note que Jesus nos diz: Aprendei de Mim, ou seja, da Sua Palavra, da sua doutrina, das Palavras que saem da sua boca. Devemos aprender e praticar, e teremos descanso e paz de espírito. Jesus é vida e com abundância. Aceite a Jesus como Salvador e ele irá se manifestar e operar maravilhas em sua vida, e irá cumprir a promessa que diz: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, pois Jesus mesmo nos diz: "Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna": (João capítulo 4 ,14).
Medite neste versículo; é Jesus que nos diz: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede. (João 6, 35).
Veja o que Jesus diz aqui, se você for a Ele, ele te restituirá em tudo, Ele te guiará e tirará toda a angústia, depressão e solidão. Jesus diz: "aquele que vem a Mim não terá fome; quem crê em Mim, nunca terá sede", porque teu vazio ele vai preencher.
A Palavra de Deus acolhida e vivida realiza uma completa mudança de mentalidade (= conversão). Colocam no coração de todos os sentimentos de Cristo diante das circunstâncias, das pessoas e da sociedade.
Mas de que modo o Evangelho pode realizar o milagre de uma profunda conversão, de uma fé nova e luminosa?
O segredo está no mistério que as Palavras de Jesus encerram. Elas não são simplesmente exortações, sugestões, indicações, diretrizes, ordens ou comandos. Na Palavra de Jesus está presente o próprio Jesus a falar, a nos falar. As suas Palavras é Ele mesmo, são o próprio Jesus.
É por isso que nós o encontramos na Palavra. E acolhendo a Palavra no nosso coração, como Ele quer que seja acolhida (ou seja, estando dispostos a traduzi-la em vida), tornamo-nos uma só coisa com Ele, e Ele nasce ou cresce em nós. É esse o motivo pelo qual cada um de nós pode e deve acolher esse convite tão urgente e tão exigente de Jesus.

“Convertei-vos e crede no Evangelho.” Mc 1,15

Pode ser que alguém ache as palavras do Evangelho muito elevadas e difíceis, muito distantes do modo comum de viver e de pensar, e se sinta tentado a não escutá-las, a desanimar. Mas isso acontece quando se pensa que se deve remover sozinho a montanha da própria incredulidade. Ao passo que bastaria esforçar-se em viver ainda que fosse uma única Palavra do Evangelho, para encontrar nela uma ajuda inesperada, uma força sem igual, uma lâmpada para guiar os próprios passos (cf. Sl 118,105); porque a comunhão com aquela Palavra – sendo essa uma presença de Deus – liberta, purifica, converte, conforta, comunica alegria, doa sabedoria.

“Convertei-vos e crede no Evangelho.”

Quantas vezes durante o dia essa Palavra pode ser uma luz para nós! Toda vez que deparamos com a nossa fraqueza ou com a fraqueza dos outros, cada vez que nos parecer absurdo ou impossível seguir Jesus, quando as dificuldades tentarem nos abater, essa Palavra nos pode fazer alçar vôo, pode ser para nós uma rajada de ar fresco, um estímulo a recomeçar.
Bastará uma pequena e rápida “conversão” de rota para sairmos do isolamento do nosso eu e nos abrirmos a Deus, para experimentarmos uma vida diferente, a vida verdadeira.
Depois, se pudermos compartilhar essa experiência com alguma pessoa amiga que também escolheu o Evangelho como seu código de vida, veremos a comunidade cristã brotar ou reflorescer ao nosso redor.
Porque a Palavra de Deus, vivida e comunicada, realiza também este milagre: dá origem a uma comunidade visível, que se torna fermento e sal da sociedade, testemunhando Cristo em todos os pontos da terra.

Para rezar:

- Na minha vida, em que me apoio para encontrar estabilidade e segurança?
- Que palavras do Sermão da Montanha (ou quaisquer outras palavras de Cristo) me tocam particularmente?
- O que poderia significar para mim começar a colocar em prática essas palavras hoje? Que passos pequenos e práticos poderia dar?

Santo retiro +
Pe. Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário