Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 5 de abril de 2012



Santa Ceia

Quinta – feira Santa



Hoje lembramos aquela primeira Quinta-feira Santa da história, na qual Jesus Cristo se reúne com os seus discípulos para celebrar a Páscoa. Então inaugurou a nova Páscoa da nova Aliança, na que se oferece em sacrifício pela salvação de todos.

Na Santa Ceia, ao mesmo tempo que a Eucaristia, Cristo institui o sacerdócio ministerial. Mediante este, poderá se perpetuar o sacramento da Eucaristia.

O prefácio da Missa Crismal revela-nos o sentido: «Ele escolhe alguns para fazê-los participes de seu ministério santo; para que renovem o sacrifício da redenção, alimentem a teu povo com a tua Palavra e o reconfortem com os teus sacramentos».

E aquela mesma Quinta-feira, Jesus nos dá o mandamento do amor: «Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei» (Jo 13,34).

Antes, o amor fundamentava-se na recompensa esperada em troca, ou no cumprimento de uma norma imposta. Agora, o amor cristão fundamenta-se em Cristo. Ele nos ama até dar a vida: essa tem que ser a medida do amor do discípulo, e esse tem que ser o sinal, a característica do reconhecimento cristão.

Mas, o homem não tem a capacidade para amar assim. Não é simplesmente o fruto de um esforço, senão dom de Deus. Afortunadamente, Ele é amor e — ao mesmo tempo — fonte de amor que se nos dá no Pão Eucarístico.

Finalmente, hoje contemplamos o lava- pés. Na atitude de servo, Jesus lava os pés dos Apóstolos, e lhes recomenda que o façam uns aos outros (cf. Jo 13,14).

Há algo mais que uma lição de humildade neste gesto do Mestre.

É como uma antecipação, como um símbolo da Paixão, da humilhação total que sofrerá para salvar todos os homens.

O teólogo Romano Guardini diz que «a atitude do pequeno que se inclina ante o grande, ainda não é humildade. É, simplesmente, verdade. O grande que se humilha ante o pequeno, é o verdadeiro humilde».

Por isto Jesus Cristo é autenticamente humilde. Ante este Cristo humilde, nossos moldes se quebram. Jesus Cristo inverte os valores humanos e convida-nos a seguí-lo para construir um mundo novo e diferente desde o serviço.

Esta missa marca o início do Tríduo Pascal, durante o qual a Igreja celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Esta missa convida-nos a aprendermos como lição com estas celebrações, que “o poder é bondade e a bondade é poder” e que a “rebelião” contra Deus é a “de fundo que desnatura a vida”. “Pensamos que só poderemos ser livres e verdadeiramente nós mesmos, se seguirmos exclusivamente a nossa vontade”, “quando o homem se põe contra Deus, põe-se contra a sua própria verdade e, por conseguinte, não fica livre mas alienado de si mesmo”.

Deveria ser fácil enchermo-nos de assombro e de gratidão perante o aniquilamento de Deus na Eucaristia.

E muitas vezes não é assim.

Por que essa falta de amor perante o amor de Cristo?

Por que essa frieza do nosso coração perante o fogo que abrasa o Coração do Mestre?

Jesus anseia por nós, aguarda-nos.

E nós, ansiamos verdadeiramente por Ele?

Sentimos, no nosso interior, o impulso para O encontrar?

Ansiamos pela Sua proximidade, por nos tornarmos um só com Ele, dom este que Ele nos concede na Sagrada Eucaristia?

Ou, pelo contrário, sentimo-nos indiferentes, distraídos, inundados por outras coisas?

São perguntas que nós católicos devemos nos fazer, perguntas que esperam uma resposta pessoal, comprometida, da parte de cada um de nós.

Roguemos sinceramente ao Espírito Santo que suscite, no fundo das nossas almas, essa resposta, e que saibamos acolher generosamente a Sua graça, com a entrega total de nós mesmos ao Senhor: amor com amor se paga..

Vamos nesta noite lembrar os momentos que antecederam a prisão de Jesus e seu julgamento, na “noite escura” do Monte das Oliveiras, segundo os relatos dos Evangelhos.

Jesus estende o olhar pelas noites do mal e vê a maré torpe de toda a mentira e infâmia que vem ao seu encontro naquele cálice que deve beber [a morte], nesta celebração a Santa Igreja recorda a última ceia de Cristo com os seus discípulos, recorda também, “a solidão e o abandono vivido por Jesus, que, rezando, vai ao encontro da escuridão da morte”.

“Faz parte dela a traição de Judas e a prisão de Jesus, bem como a negação de Pedro; e ainda a acusação diante do Sinédrio e a entrega aos pagãos, a Pilatos”, Jesus entra na noite do mal “para superá-la, inaugurando o novo dia de Deus na história da humanidade”.

João, fala então de um Judas, de um Pedro e de um discípulo amado... Uma traição, uma negação e um sentir com ,reclinando seu ouvido de discípulo ao coração do Mestre para entrar em sintonia com seu plano de amor....onde você se encontra quem você é. Qual será sua resposta...

Ouvimos de Jesus: “Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também".

Através desta atitude Jesus nos mostra qual a atitude esperada por Ele, em relação a nós, qual a forma, a maneira de termos parte com ele, de estarmos em intimidade com Ele: amar o outro, amarmo-nos entre nós, tendo como exemplo sua atitude de lavar os pés dos seus discípulos. É como se Ele nos pedisse: "Vivam desta forma, sirvam, amem o outro, de maneira que ele se sinta acolhido, cheio de esperança, e sintam em vocês a minha presença"!

Isto é amor recíproco ...o amor que vai e volta pois - se verdadeiro - não há hipótese de não tocar os dois corações!

Ajuda-nos Jesus - nesta quinta-feira Santa a entender e seguir o seu ensinamento deste primeiro dia do tríduo Pascal - O amor, a doação ao outro, seguindo a cada dia o seu exemplo quando lavaste os pés dos seus... “Comecemos pois até agora nada fizemos!”( São Francisco de Assis)

( Homilia Pe.Emílio Carlos+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário